segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Estar jovem


Acho inspirador chegar na academia e dar de cara com alguém com cerca de 80 anos na cadeira extensora. Eu sou muito preguiçosa para malhar e chegar sorrindo na musculação numa bela manhã de segunda-feira é algo que eu faço por obrigação. Obrigo e empurro a mim mesma: Vamos logo, você não quer se tranformar em saco flácido com unhas rosas, não é? Quando acabo a ficha do dia, tudo volta a ficar bem e prometo que amanhã irei até mais cedo, pois é maravilhoso pegar peso.

Então, encontrar a turma da terceira idade na academia é muito estimulante. Fico sem justificativa para a minha preguiça e aquela vontade de morrer quando a ficha está no final, some rapidamente. Muita gente fala, “no final da vida ficar malhando, pra que?”, oras, para ser mais saudável, sem dor na hora de caminhar, com mais resitência. Ou você pensou que a musculação era só para ficar bonito? Uma pessoa de 70 anos quando vai malhar não vai com a intenção de olhar sedutoramente para aquela gata com calça colada ou tentar pegar o telefone daquele cara gentil e sarado que sempre te deixa revezar com ele.

Muitos idosos vão por recomendação médica e é aí que entra a competência do profissional de Educação Física. Tem que ter todo um cuidado, carinho e atenção especial. Não pode chegar, bater palma e gritar “vamô com esses pesos aí, tá descansando muito hein?” Tem que redobrar a atenção, principalmente quando é alguém que nunca malhou na vida e é sobre essas pessoas que estou me referindo nesse texto.

Mais do que inspiração, também me causa admiração. Ir com disciplina na academia, não ultrapassar o limite do seu corpo, mesmo vendo todas as outras pessoas carregando pesos e mais pesos, requer um pouco de humildade e sabedoria. Mas, principalmente, vivacidade, espontaniedade e uma enorme alegria de ser. Isso é estar jovem.

Nenhum comentário: