segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pessoa especial

Essa Pessoa que faria aniversário hoje, Pessoa geminiana que se multiplicou na literatura e em seus versos. Fernando Pessoa, esse poeta português que sempre tem uma frase, uma palavra colocada na hora certa para eu ler. Assim, o “Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”.

Eu poderia ficar aqui falando de um pouco da vida dele, da vida de seus heterônimos ou do seu interesse pelo ocultismo, mas isso, em qualquer site acharemos, é só digitar seu nome no Google, hoje com uma homenagem a ele na sua página. Prefiro somente declarar discretamente meu amor por ele e pelas poesias que lembro constantemente. Oras, poeta, como posso esquecer tudo que é assinado por você e por suas tantas pessoas? Se esquecesse, como justificaria minha gula por chocolate, quando sempre ouço a voz de Álvaro de Campos dizendo que é a coisa mais metafísica que existe?

Eu continuarei fingindo a minha dor, também. Destarte viverei em poesia uma vida que escolho sentir mais, porque “sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias.” Sendo isso, eu compreendo os seus mundos, pois “tenho em mim todos os sonhos do mundo”.

Nenhum comentário: