sábado, 2 de julho de 2011

4 x 21 (Beyoncé e Adele)

Duas mulheres com vozes de emocionar só pela potência. Mas apesar do sucesso incrível da Beyoncé e da explosão da fama recente de Adele, eu nunca tinha parado para ouvir um CD inteiro delas. Aí esta semana, quando escutei 4 da Beyoncé não tive outra reação a não ser ficar de quatro. O CD tem esse nome porque é o 4º álbum da cantara. Criativo né? (risos). Não menos que o da Adele, o 21, que tem esse nome por causa da idade dela. ¬¬ 

Dar play no 4 é estar pront@ para se balançar bem gostoso com melodias que leva você de volta para os anos 70. Muita influência de black music e funk. Na faixa “Love on Top”, parace que estou ouvindo Jackson 5, até a voz da Beyoncé fica um pouco Michael Jackson-criança-feliz. A música que eu mais gostei foi “I care”, quando ela começa...eu nem sei explicar. O CD é quase todo de baladas, as mais animadinhas são “Party” (amei) e “Countdow” e só duas músicas agitadas: “End of Time” e “Run The World (Girls)”, primeiro single do álbum. Não sei como “Run The Wold” não emplacou. Resumindo: o CD é bom demais, tem um som mais alternativo e a maioria do público da Beyoncé não estava acostumado com isso. Só tem essa explicação para as críticas que surgiram. 

E então, ouvi 21. Todo de balada, a mais up é “I'll be waiting”, ela parece aquelas músicas que tocam na cena de um carro na estrada, sol fraquinho e um lenço esvoaçante. O cenário perfeito para ouvir todo o CD é deitad@ na cama quentinha com a solidão, uma taça de vinho e uns chocolates. Apesar de ter algumas faixas que eu quis pular como “Take it All” e “One and Only”, acabei me emocionando com a voz dela, a melancolia das letras e melodias. A mais forte, sem dúvida, é o single “Rolling In The Deep” que abre o álbum, mas “Rumor Has It” e “He Won't Go” ganham pontos. Ainda tem um cover bem lindinho de “Lovesong” do The Cure. Influências do blues, indie rock e country. 

Quando escutei 4 eu quis pular de um prédio por não ter ouvido desde o primeiro minuto que vazou na Internet. Entre os dois CD's citados acima, eu fico com o da Beyoncé. Mas o da Adele vale conferir e se emocionar também. O 4 deveria ser uma obrigação ouvir.

Nenhum comentário: