sexta-feira, 1 de julho de 2011

@ é para tod@s

Esse símbolo fofo e usado, pisado, mastigado, abusado, saturado na Internet pode signifcar outras coisas além da indicação de um endereço eletrônico. O arroba, além de ser uma unidade de medida, há bastante séculos, desde o XVI, é utilizado para designar os dois gêneros em uma palavra só. Na língua portuguesa, por exemplo, quando temos que nos referir a homens usamos o artigo “o” e o “a” para as mulheres. Com o “@” podemos falar para tod@s. Entenderam?

Os meios de comunicação poderiam começar a adotar o arroba. Imagine que bom que seria estar ali inserid@ em todos os textos sem nenhuma discriminação? Infelizmente, a maioria dos textos sempre generaliza para o maculino: todos, leitores, amigos...e por aí vai. Entendo que no impresso existe um limite de espaço, por isso mesmo o arroba seria perfeito. Na internet não existe essa preocupação com o espaço, não vemos as coisas nos dois gêneros, por que nosso idioma diz que é certo universalizar para a forma masculina e pouc@s se preocupam em fazer isso mudar.

Na TV e no Rádio é a mesma coisa, sempre no masculino. Até a nossa presidenta é chamada de presidente. Está lá no dicionário: presidentA. Porém, como ela e os veículos do governo usam a palavra no feminino, todo o resto da imprensa quer contrariar e chamar ela de presidente. Falando presidenta não estarão paracendo estar do lado dela, mas do português correto. Creio todos os dias que aos poucos iremos derrubar esse preconceito e esse sexismo linguístico. 

Nenhum comentário: