terça-feira, 31 de maio de 2011

Depoimento de uma fumante passiva

Você acorda às 3h45 da manhã precisando ir ao banheiro, quando entra, você simplesmente não consegue respirar e seus olhos ardem. Não é nenhuma coisa suja que alguém esqueceu de dar a descarga. É o cheiro de cigarro que a sua mãe deixou no banheiro enquanto ela fumava de portas fechadas e impregnava todas as toalhas com as toxinas presentes no tabaco. Resultado: voltei para minha cama com o cabelo e toda a roupa fedendo e acordei com a garganta seca e o nariz entupido. 

Desde que eu nasci, há 24 anos, sou fumante passiva, por causa da minha mãe e, mais recentemente, da minha irmã. As duas fumam na cozinha, na sala, nos quartos, no banheiro. O absurdo é tanto que já vi a minha mãe fazendo almoço com um cigarro na mão! Eu não fumo, alguém pode me respeitar? Tenho vários amigos fumantes e muitas vezes fico sempre ao lado deles. Como que faz? Vou ficar parecendo aquela chata careta, vou parar de conversar com os amigos? É muito difícil a relação de um/uma fumante com um/uma não fumante. Mas com amigos até que se dá um jeito, é mais fácil. Difícil é morar e conviver o dia todo com fumantes.

É horrível ir enxugar o rosto com uma toalha que fede. É detestável abraçar a pessoa e imaginar que acabou de agarrar um cinzeiro. Tenho a minha própria toalha, que fica bem guardada, mas como vou fazer com os abraços? Como vou fazer para ficar dividindo roupas com a minha irmã? Definitivamente, viver assim é ruim. Não quero que você, fumante, pare de uma hora para outra, porque isso é problema seu. Eu quero que você respeite o meu direito de não fumar e respirar livremente. Eu fiz uma escolha e eu tenho o direito de não sofrer passivamente. 

Com todo respeito, pessoas queridas na minha vida que eu amo mesmo assim, algumas verdades sobre fumantes: 


O seu hálito não é bom; 
Você não fica sensual fumando; 
Você cheira mal; 
Você é inconveniente; 
O seu vício é um problema só seu. 


Eu estava justamente escrevendo essa postagem indignada, quando soube que hoje é Dia Mundial Sem Tabaco. O Yahoo! fez uma matéria bem legal, com 12 motivos para parar de fumar. Entre eles, a alteração do paladar, rugas e câncer.

Nenhum comentário: